CVM autoriza SL Tools a atuar como mercado de balcão organizado em crédito privado
- Valor Econômico
- 10 de jul.
- 1 min de leitura
A plataforma de renda fixa da SL Tools agora poderá também ser usada por bancos, gestoras, corretoras e plataformas de investimentos para negociar ativos como debêntures, CRI e CRA, entre outros.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou, em reunião de colegiado, a atuação da fintech SL Tools como administradora de mercado de balcão organizado de crédito privado. A ideia da empresa é introduzir um sistema de negociação eletrônica como o existente hoje para transações com ações.
A última autorização do tipo havia sido concedida em 1986, na época de criação da então Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). Hoje, o sistema, administrado pela B3, ainda não funciona de maneira totalmente digital. Para negociar papéis de dívida, é preciso falar com um corretor via chat ou telefone, o modelo de balcão à moda antiga.
No entanto, com o forte crescimento do volume de emissões no país — o total entre janeiro e maio avançou 46,3%, segundo a Anbima, para R$ 62,5 bilhões —, o mercado secundário também cresceu. Só em debêntures incentivadas e tradicionais, a expansão em 2024 foi de quase 60% em relação a 2023. Neste ano, até maio, as negociações já totalizam R$ 336,1 bilhões, aumento de 25,6% em 12 meses.
Comentários