Com captação difícil, fundo imobiliário lança subclasse
- Valor Econômico
- 3 de jul.
- 2 min de leitura
Sistema que diferencia condições conforme o investidor vem driblando falta de liquidez
Diante dos altos juros e da forte concorrência da renda fixa, gestores de fundos imobiliários (FIIs) estão buscando novas estruturas para conseguir captar recursos. A mais recente é a criação de FIIs com subclasses, que permitem oferecer condições diferentes para cada público, conforme o perfil. A Paladin, em parceria com a Hedge, e a Fator Gestão estão entre os que desenvolveram produtos com esse formato, enquanto Tivio e JGP planejam ofertas. A JiveMauá, que já tem um fundo com subclasses, também voltará a apostar nesse modelo em novas operações.
“A queda das cotas deu origem a uma onda de FIIs com cara de renda fixa e que servem como substitutos das LCIs [letras de crédito imobiliário, emitidas pelos bancos e cujo prazo mínimo caiu em maio de nove para seis meses]”, diz André Freitas, sócio-fundador da Hedge. Thiago Lima, gestor de imobiliário da JGP, explica que as subclasses permitem estruturas mais sofisticadas. “Elas conseguem criar instrumentos que se tornam quase uma renda fixa para o investidor que quer correr menos risco e para o de longo prazo, que busca ganho adicional.”
Rodrigo Possenti, responsável pela área de FIIs da Fator Gestão, do banco Fator, diz que as ofertas subsequentes de fundos já existentes, conhecidas como “follow-ons”, não estão em momento propício porque as cotas estão com valor abaixo do patrimonial. Ao mesmo tempo, diz, ofertas de novos fundos no modelo tradicional chamam pouco a atenção. “O investidor questiona se vale se arriscar em um novo fundo se há vários com bom histórico em negociação no mercado. Por isso é preciso ter mais ingredientes.”
Leia a matéria completa aqui: https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/07/03/com-captacao-dificil-fundo-imobiliario-lanca-subclasse.ghtml
Comments