top of page
  • Instagram
  • Facebook

CVM cria regime FÁCIL para facilitar acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais

  • Gov.br
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

Novo regime regulatório oferece condições simplificadas para registro, oferta pública e divulgação de informações


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) edita hoje, 3/7/2025, as Resoluções CVM 231 e 232, que instituem o regime FÁCIL – Facilitação do Acesso a Capital e de Incentivos a Listagens. O objetivo é ampliar o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais por meio de regras simplificadas e proporcionais.


"Simplificar para incluir. Modernizar para crescer. O regime FÁCIL expressa nosso compromisso com a redução de custos regulatórios, segurança jurídica e responsabilidade normativa. Direcionado a Companhias de Menor Porte (CMP), com faturamento bruto anual inferior a R$ 500 milhões, o regime oferece dispensas regulatórias proporcionais, ampliando o acesso de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ao Mercado de Capitais." - João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.


A Resolução CVM 231 realiza ajustes pontuais nas Resoluções CVM 80 e 166, de caráter acessório e complementar às mudanças trazidas pela Resolução CVM 232, que concentra as principais medidas inerentes ao FÁCIL, dispondo sobre: 


  • Enquadramento de sociedades anônimas como companhia de menor porte (CMP).

  • Processo de obtenção, manutenção e cancelamento do registro de emissor de valores mobiliários.

  • Supervisão exercida pelas entidades administradoras de mercados organizados sobre as companhias de menor porte listadas em mercados por elas administradas.

  • Realização de ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários desses emissores destinadas ao público geral e a investidores profissionais.


“Com base nas Resoluções CVM 231 e 232, buscamos estimular ofertas públicas de empresas em estágio de crescimento, com atividade operacional já existente, promovendo a democratização do mercado e a diversificação dos emissores. O ambiente criado é mais dinâmico, acessível e favorável à inovação, com oportunidades reais para emissores e investidores. O FÁCIL também fortalece o crédito privado e reafirma o Mercado de Capitais como ferramenta de desenvolvimento econômico e social, canalizando recursos para a economia real, gerando emprego, renda e impulsionando o empreendedorismo produtivo. Reafirmamos dois compromissos centrais: usar o mercado como instrumento de políticas públicas e fomentar o Open Capital Markets, com inclusão, eficiência, transparência e oportunidades.” - João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.


Posts recentes

Ver tudo
Logo Plancorp

+ 55 41 3339 3195

Rua General Mario Tourinho, 1733 Sala 405
Seminário. Curitiba  - PR . 80.740.000

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber novidades relevantes nas áreas de atuação da Plancorp Capital.

Obrigado pelo envio!

  • cado cc
  • cado cc

@ 2021 Plancorp Capital . Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade

bottom of page