Ideia é abrir FIPs para investidor de varejo, diz Nascimento, da CVM
- Valor Econômico
- 16 de jun.
- 1 min de leitura
Presidente da CVM diz que medida se vincula à modernização da resolução 175
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, vê 2025 como um ano crucial para consolidar avanços regulatórios e ampliar a inclusão no mercado de capitais. Em entrevista ao Valor, afirmou que uma das frentes de atuação é a modernização dos fundos de investimento em participações (FIPs), com o objetivo de abrir esse produto ao varejo, atualmente restrito a investidores profissionais e qualificados.
A duas semanas do prazo para acabar a adaptação à resolução 175, que moderniza o setor de fundos de investimento no Brasil, Nascimento firmou como será a fiscalização de quem não aderiu às regras: a CVM deve separar as gestoras que não terminaram de se adaptar das que cometeram “práticas ilícitas”, educando as primeiras e punindo as segundas.
O presidente da autarquia evitou comentar a medida provisória publicada pelo governo federal com alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Oferecemos soluções que possam permitir que o mercado continue crescendo mesmo nesse contexto”, limitou-se a dizer. As ações do Executivo, que incluem aumento de tributação e taxação de investimentos atualmente isentos, têm gerado reações negativas no mercado, com a percepção de que prejudicam o incentivo às estratégias de longo prazo.





Comentários