BNDES tem ‘leque’ de apoio a empresas, diz Nelson Barbosa
- Valor Econômico
- 3 de jul.
- 1 min de leitura
Banco tem em carteira um total de 53 fundos de investimento
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dispõe de diversos mecanismos para apoiar o crescimento das empresas brasileiras via fundos de investimento e, nos últimos anos, esse tipo de instrumento tem crescido no portfólio da instituição, mostrou nesta quarta-feira (2) Nelson Barbosa, diretor de planejamento e relações institucionais do BNDES. Ele participou ontem do encerramento do evento “Hubs e desafios empresariais em inteligência artificial”, na sede do banco, no Rio.
Barbosa indicou que os valores das cotas de fundos de investimento do banco, incluindo FIPs e FDICs, somaram R$ 4,6 bilhões em 2024, acima dos R$ 4 bilhões de 2022. Em dezembro do ano passado, o BNDES tinha na carteira um total de 53 fundos, entre fundos “semente e venture capital”, “private equity” e fundos de dívida. Esses fundos são geridos por um conjunto de instituições financeiras privadas selecionadas em chamadas públicas.
No mercado, sempre que o BNDES diz que vai investir em empresas surge a preocupação de que o banco venha a ocupar a presença dos atores privados. Mas a atual gestão tem repetido que quer investir junto com os agentes privados, sem deslocá-los como aconteceu no passado.
Leia a matéria completa aqui: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/07/03/bndes-tem-leque-de-apoio-a-empresas-diz-nelson-barbosa.ghtml





Comentários