top of page
  • Valor Econômico

Spacs sinalizam risco crescente de falência

Ao menos 25 companhias que se fundiram com ‘empresas de cheque em branco’ publicaram alertas de risco de continuidade


O boom das empresas de aquisição de propósito específico (spacs, na sigla em inglês) trouxe a mercado uma onda de companhias que prometiam ao investidor anos de crescimento rápido e lucros. Dois anos depois, muitas dessas empresas já avisam que podem falir. Pelo menos 25 das que se fundiram com spacs entre 2020 e 2021 publicaram os chamados alertas de risco de continuidade nos últimos meses, de acordo com a empresa de pesquisa Audit Analytics.


Entre as que publicaram esses alertas - feitos quando o auditor de uma empresa determina que há “dúvidas substanciais” sobre sua capacidade de se manter em atividade pelos próximos 12 meses - está uma que planeja montar uma rede de táxis aéreos, várias novatas na área de veículos elétricos e uma de aluguel de patinetes elétricos.

Segundo a Audit Analytics, as que divulgaram alertas representam mais de 10% das 232 empresas que passaram a ter ações negociadas em bolsas de valores por meio de spacs no período - aproximadamente o dobro do que ocorre com empresas que abriram capital da forma tradicional, por meio de oferta pública inicial (IPO). A contagem não inclui as centenas de IPOs das “empresas de cheque em branco” - como são chamadas as spacs antes de se fundirem com uma empresa privada -, que muitas vezes têm alertas de continuidade próprios.



Leia a matéria completa aqui:

https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/05/30/spacs-sinalizam-risco-crescente-de-falencia.ghtml

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Com nova regra da CVM, indústria adapta fundos

Desde que resolução 175 entrou em vigor, em outubro, 56 produtos de diversos segmentos foram lançados no mercado Depois de uma corrida para lançar fundos antes de as novas regras da Comissão de Valore

Wall Street recua em dia de ata do Fed

O mercado já não projeta mais altas de juros pelo Fed neste ciclo A ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed), realizada nos dias 31

bottom of page