Em face às incertezas políticas e a alta volatilidade no mercado brasileiro, o momento de investir no exterior nunca esteve tão presente.
Contudo, para muitos, isto significa delegar aos Bancos e Corretoras a decisão sobre onde aplicar a liquidez. Quase sempre o portfolio recomendado inclui os clássicos fundos mútuos de grandes instituições financeiras, os quais geram baixos retornos e cobram altas taxas de administração.
Nos EUA, por exemplo, existe um universo de opções a serem exploradas que vão desde ativos para ganho de capital ou renda em nichos imobiliários muito exclusivos, passando por ETFs de Sub-Setores altamente promissores da Economia a Títulos de Renda Fixa de Empresas de Países Emergentes emitidos em US$. E o mercado de ações propriamente dito, em uma economia que se recupera rapidamente, já está em um ponto de entrada muito interessante.
Naturalmente, para uma carteira equilibrada, deve-se ponderar o risco-retorno de acordo com o momento e perfil do cliente, para dosar o montante adequado em cada classe de ativos. Além disso, o veículo de investimento a ser utilizado é fundamental para eficiência fiscal, para facilitar a sucessão e proteger o patrimônio.
A Plancorp Capital assessora os empresários do Middle Market na aplicação de seu patrimônio familiar no exterior, provendo-lhes um serviço "one-stop-shop" para cuidar integralmente de todas as questões envolvidas neste tipo de operação.
Comments