Essas transações já representam 35% das operações de fusões e aquisições no ano até o mês de outubro; em 2021 ficaram em 6% do total
Com o mercado há mais de três anos fechado para aberturas de capital na bolsa brasileira, um grupo de empresas tem lançado mão da venda de fatias minoritárias para levantar recursos para bancar sua expansão.
As transações minoritárias representaram neste ano, até outubro, 35% das operações de fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês), ante 23% em 2023 e 16% em 2022.
Em 2020 e 2021, quando o mercado estava plenamente aberto diante da ampla liquidez, inclusive para operações consideradas pequenas, o percentual foi de 7% e 6% respectivamente, segundo estudo conduzido pela Seneca Evercore, a pedido do Valor.
Em alguns casos, segundo especialistas consultados, as companhias também estão buscando uma avaliação prévia a uma abertura de capital, à espera de uma reabertura das ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), que no momento é projetada para 2025.
Comments