PLATAFORMA DE CRÉDITO FINPASS TERÁ R$ 1,5 BI NESTE ANO

Aos 44 anos, o economista Dan Cohen, ex-gestor de fundos e apaixonado por inteligência artificial, está disposto a mudar a eficiência no mercado de crédito para pequena e média empresa. Criador da plataforma de "matching" entre financiadores e companhias Finpass, o executivo espera que até o fim deste ano um total de R$ 1,5 bilhão em recursos seja oferecido em seu sistema. Nada menos do que 150% a mais do que os R$ 600 milhões do ano passado, que marcou a estreia da operação.

Cohen decidiu que era o momento de mudar o nome da companhia - mesmo gostando especialmente da marca de fundação, f (x) - porque a plataforma está ampliando o número de usuários e chegando cada vez mais perto do pequeno empreendedor. Antes representada pelo início de uma equação matemática que define a forma como um elemento se relaciona com outro, a companhia ganhou fama como "Tinder do crédito", por representar a conexão entre a oferta e a procura, por colocar uma em função da outra. "As pessoas ficavam na dúvida sobre como pronunciar", brincou.

Mas abandonar a marca de lançamento está longe de ser um problema neste momento, pois deve-se ao avanço do negócio. O plano, segundo Cohen, é dobrar o tamanho da oferta de crédito na plataforma todos os anos pelos próximos cinco exercícios. Na ponta do lápis, fechar 2023 com quase R$ 50 bilhões ofertados.

Desde que iniciou sua atividade, em 2016, a agora Finpass recebeu R$ 10 milhões em aportes. No início, os recursos vieram de investidores anjos, pessoas físicas que colocaram recursos na ideia de Cohen. Depois, o negócio também recebeu apoio da Mar Ventures, uma gestora de capital de risco dedicada a fintechs e tecnologia de blockchain, e da e.Bricks Ventures.

A plataforma funciona por cadastro. As companhias dizem o que procuram e o que oferecem, de garantias e avais, e os fornecedores de crédito fazem uma espécie de leilão em um pregão ao contrário. "O objetivo é criar competição pelo cliente. É como uma bolsa de crédito", explicou o fundador.

Antes de se tornar empreendedor, o último trabalho de Cohen foi em um banco comercial de médio porte. Foi ali que conheceu de perto as ineficiências do processo de crédito para pequenas e médias companhias - e que não eram particulares à instituição, mas existiam em todo o sistema.

"A produtividade da originação do crédito num banco e em fundos dedicados é muito baixa. Em geral, só 5% a 10% das visitas se convertem em relação comercial. Para as companhias, há uma enorme dificuldade de conseguir gerar competição", disse, explicando que em ambos os casos havia uma enorme necessidade de deslocamentos e até viagens, dado o tamanho do país.

A receita da Finpass é obtida como uma taxa pelo sucesso na transação. Cohen não revela nem a receita e nem o percentual de execução sobre o total ofertado. Há hoje cerca de 500 empresas cadastradas e 250 fornecedores de recursos, em sua maioria numérica de fundos de recebíveis.

Ele explica, porém, que pela facilidade, a conversão na antecipação de recebíveis é de quase 100%, nos créditos sem garantia, de 70% e, com garantia, de 30%.

No ano passado, no início do funcionamento, as operações fechadas variavam de R$ 10 milhões a R$ 50 milhões. As grandes transações continuam acontecendo, mas o crescimento maior ocorre na faixa de R$ 200 mil a R$ 5 milhões.

O caminho para a expansão, segundo Cohen, passa por manter o foco em tecnologia e inteligência artificial e também por educar o empresário sobre os instrumentos de crédito que existem. A ideia é que cada vez mais as ofertas possam ser customizadas, inclusive por setores. Além disso, a plataforma também oferece material de educação sobre modalidades de captação de recursos.

Fonte: Valor Econômico

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